domingo, 1 de dezembro de 2013

Prática 5. Laminário permanente - substâncias ergásticas presentes nas folhas

1- INTRODUÇÃO

As substâncias ergásticas, ou seja, produtos do metabolismo vegetal primário ou secundário, possuem grande valor taxonômico e filogenético em vários grupos vegetais.

2- OBJETIVO

Observar a presença de substâncias ergásticas nos espécimes vegetais da coleção do laminário botânico permanente da instituição.

3- MATERIAL

01 Microscópio óptico;
04 Lâminas de cada caixa do laminário de botânica nºs 03B; 09B; 47B; 48B;
01 Microscópio trinocular acoplado a TV.

4- MÉTODOS
  • Acompanhamos a leitura das lâminas através do roteiro de aulas práticas sendo:
03 B - Moracea - cistólito - carbonato de cálcio (H/FB)
Ficus retusa - folha - Corte transversal

09 B - Myrtaceae - fibras glâdulas  (h/F)
Eucaliptus sp. - folha - Corte transversal

47 B - Papilionaceae - fibras cristalíferas (H/F)
Cassia alata - pecíolo - Corte longitudinal

48 B Araceae - câmaras com oxalato de cálcio (drusas) (H/F)
Philodedron sp. - pecíolo - corte transversal
  • Fotografamos as lâminas
                                              

  • 03 B - Moraceae - cistólito - Ficus retusa - folha - Corte transversal:
Identificamos as drusas (cristais) formados por carbonato de cálcio e oxalato de cálcio, que são substâncias ergásticas inorgânicas
Ficus retusa - objetiva de 10 x. 
Zoon da câmera em 1.4 x

                                           


  • 09 B - Myrtaceae - Eucaliptus sp. - folha - Corte transversal:
Observamos as glândulas produtoras de óleos, produz e armazena óleos terpenóides, são circulares com os ductos secretores voltados para a face abaxial.

Eucaliptus sp - objetiva de 10 x
Zoon da câmera 1.4 x

  • 47 B - Papilionaceae - Cassia alata - pecíolo - Corte longitudinal:
Observamos células que possuem  alguns cristais, que são formados de oxalato de cálcio, que são as fibras cristalíferas.
Cassia alata - objetiva de 10 x
Zoon da câmera 1.4 x


  • 48 B Araceae - Philodedron sp. - pecíolo - corte transversal:
Observamos drusas com formato de estrelas, que são formadas por oxalato de cálcio.
Philodedron sp - objetiva de 10 x
Zoon da câmera 1.4 x

5- CONCLUSÃO

A substâncias ergásticas são produto do metabolismo celular, elas podem ser material de reserva como já vimos na Prática 4, ou produtos descartados pelo metabolismo das células. Depois de observamos o laminário permanente da instituição, identificamos as substâncias ergásticas presentes nas folhas: os cristais de oxalato de cálcio (drusas), cristais de carbonato de cálcio (cistólito). Dessa forma alcançamos com satisfação o objetivo desta aula.


6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BIOTEC LÂMINAS E MATERIAL DIDÁTICO. Manual de Microscopia aplicada a biologia. São Paulo: BIOTEC, [200- ?]. 14 p.

Postado por: Carol Mendes.

25 comentários:

  1. Ficus Retusa é o maior gênero de Moraceae, com aproximadamente 800 espécies e distribuição tropical, subtropical, raramente em regiões temperadas.Caracterizam-se principalmente pelo hábito arbóreo ou hemiepifítico, presença de látex leitoso em todas as partes da planta, estípulas terminais bem desenvolvidas, folhas com glândulas no pecíolo ou na base da lâmina e inflorescências denominadas sicônios, que abrigam numerosas flores estaminadas e pistiladas circundadas por bractéolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ficus Retusa é a árvore tropical mais usada em BONSAI do mundo.Ela possui raízes aéreas que caem dos galhos até o solo em abundância.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que a Cassia alata é variação de Senna alata, é uma espécie daninha frequente em pastagens da região amazônica.
    Suas folhas apresentam propriedades medicinais capazes de influenciar a germinação e o
    desenvolvimento de outras plantas.

    ResponderExcluir
  4. Philodedron sp ,causa queimadura e edema nos lábios, língua, garganta, dificuldade de engolir, náuseas, vômitos, diarréia. Se em contato com a pele causa reação alérgica.

    ResponderExcluir
  5. as substâncias ergásticas são estocadas permanentes no interior das células, mas podem ser mobilizadas para o metabolismo celular. São elas, principalmente: o amido, os cristais, óleos e gorduras, proteínas e o tanino, entre outras.

    ResponderExcluir
  6. Nessa aula mostra que as substâncias ergásticas, são produtos do metabolismo vegetal primário ou segundário das folhas que tem grande quantidade taxonômico,filogênico em alguns grupos de vegetais.

    ResponderExcluir
  7. As substâncias ergásticas estão presentes na parede celular e nos vacúolos da folha.

    ResponderExcluir
  8. Substâncias ergásticas
    São os componentes não protoplasmáticos Ex.: Materiais de reserva e restos
    metabólicos tais como grãos de amido, gotículas de óleos, cristais etc.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Lâmina 03-B Carbonato de cálcio
    O carbonato de cálcio é uma inclusão celular de forma típica denominda cistólitos. Este tipo de inclusão, quse sempre e relaciona com a epiderme das plantas.

    ResponderExcluir
  11. 47-B Bainha Cristaliferas
    Externamente às fibras nota-e fileiras de células parenquimáticas apresentando, cada uma, um cristal prismático de oxalato de cálcio; essas fileiras de células são denominadas bainha cristalífera.

    ResponderExcluir
  12. 09 B - Myrtaceae - Eucaliptus sp.
    Árvore da família das Mirtáceas, o eucalipto é nativo da Oceania, onde é a espécie dominante da flora local. Sua copa possui folhagem persistente, cujas folhas são cobertas por glândulas que segregam óleo e, quando jovens, são opostas, entre arredondadas e ovais. Com um ou dois anos de crescimento, essas folhas passam a apresentar uma nova forma, alternando entre lanceoladas e falciformes, estreitas e pendidas a partir de longos e recém-surgidos pecíolos, isso ocorre na maioria das espécies de eucalipto

    ResponderExcluir
  13. Os valores taxonômicos e filogenéticos dos vegetais são essenciais ao conhecimento da biodiversidade da flora brasileira, elas estabelecem critérios para classificar todas as plantas em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas, anatômicas de cada planta ou grupos de palntas

    ResponderExcluir
  14. Na Ficus retusa observamos o cistólito que são cistos composto de carbonato de cálcio. Geralmente ele aparece na epiderme superior onde um cistólito, formado pela cristalização de carbonato de cálcio, que se salienta-se na parede celular.

    ResponderExcluir
  15. As substâncias ergásticas são encontradas na parede celular e nos vacúolos, além de outros componentes protoplasmáticos. Muitas vezes as células que contêm essas substâncias são diferentes morfo e fisiologicamente das demais, sendo denominadas idioblastos.

    ResponderExcluir
  16. Produtos do metabolismo celular. Podem ser material de reserva ou produtos descartados pelo metabolismo da célula. Encontradas na parede celular e nos vacúolos, além de outros componentes protoplasmáticos. As mais conhecidas são: amido, celulose, corpos de proteína, lipídios, cristais de oxalato de cálcio (drusas, ráfides, etc.), cristais de carbonato de cálcio (cistólitos) e de sílica (estruturas retangulares, cônicas, etc.).

    ResponderExcluir
  17. O que se observa é que o oxalato de cálcio esta presente em 3 das 4 laminas observadas, o que é oxalato de cálcio?
    Oxalato de cálcio é um composto químico que forma cristais monoclínicos aciculares (isto é em forma de agulha) com importante significado biológico, ocorrendo em diferentes quantidades na generalidade dos seres vivos.
    O oxalato de cálcio é encontrado em muitas plantas tropicais. Essa substância é venenosa e quando ingerida pode ser fatal.

    ResponderExcluir
  18. O objetivo da nossa prática foi observar a presença de substâncias ergásticas nos espécimes vegetais do laminário da faculdade....
    Substâncias Ergásticas : neoformações produzidas pela própria célula, como certas inclusões citoplasmáticas: cristais de oxalato, grânulos de amido, cristalóides de proteína, etc.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. o oxalato de cálcio, além de afetar as plantas eles podem se formar no organismo humano causando falhas no tracto urinário, cálculos renais etc. Esses cristais de oxalato podem surgir em 3 formatos: whewelita (monohidratados), weddelita (dihidratados), e de forma mais rara caoxita(thihidratado).
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  21. Também são esgásticas as substâncias fenólicas, resinas, gomas, borracha e alcalóides. Muitas vezes as células que contêm essas substâncias são diferentes morfo e fisiologicamente das demais, sendo denominadas idioblastos.

    ResponderExcluir
  22. Esta ciência que estuda a classificação, identificação e nomenclatura das plantas, é de extrema importância para a Botânica, e desde a época de Aristóteles, o primeiro a construir um conjunto de Botânica, encontra-se em constante evolução. A própria palavra taxonomia, que significa dispor segundo uma lei, é de suma importância para todas as outras ciências que necessitam de um sistema de classificação, pois permite aos cientistas e pessoas relacionadas a estas ciências, perceber de forma mais clara, e objetiva um sistema complexo.

    ResponderExcluir
  23. O eucalipto é nativo da Austrália, mas no século XVIII foi introduzido no Brasil por Navarro de Andrade, que difundiu seu cultivo. Ao longo dos anos foi observado que os eucaliptos geralmente se desenvolvem rapidamente, e por isso por volta dos 5 anos de vida, já se pode começar a realizar alguns cortes no tronco, para o aproveitamento da madeira. Mas recentemente cientistas australianos descobriram no oeste e no sul da austrália, eucaliptos que continham ouro em suas folhas, a explicação de tal façanha se deve ao fato de suas raízes serem profundas, assim eles sugam partículas que estão misturadas a água, e como para a planta esta substância é tóxica, é preciso armazená-la nas folhas e nos galhos. As partículas são minúsculas e foi preciso observá-las com auxílio de uma espécie de Raio X. Essa descoberta abre caminho para indentificar novas reservas de ouro mais barata, e menos invasiva, uma vez que não é preciso perfurar o solo.

    ResponderExcluir
  24. •Os vacúolos são as organelas mais expressivas das células vegetais, ocupando em células maduras cerca de 90% do volume total do protoplasto;

    ResponderExcluir