domingo, 1 de dezembro de 2013

Prática - 10. Anatomia da Raiz

 1INTRODUÇÃO


                  Na estrutura anatômica da raiz de uma monocotiledônea, podemos distinguir a epiderme, constituída por uma camada de células vivas que reveste a raiz com crescimento primário (sistema dérmico), no sistema fundamental, a zona cortical ou córtex constituída geralmente por células de parênquima e cuja camada mais interna é designada endoderme, formada por células cuja parede contém algumas zonas suberificadas, a pare externa da zona cortical pode designar-se de exoderme podendo apresentar várias camadas de células compactadas, o cilindro central, que inclui o sistema vascular apresenta uma camada exterior de células em geral parenquimatosas, formando o pericilco, tecidos vasculares (feixes de xilema e de floema) e, nas raizes desenvoldivas observa-se a medula, zona central da estrutura, preenchida por células parenquimatosas.


 2- OBJETIVO


              Reconhecer os diferentes tipos de estruturas radiculares nas espécies vegetais existentes na coleçao do laminário disponibilizado.

3- MATERIAL

01 Microscópio óptico
04 Lâminas de cada caixa do laminário de botânica
01 Microscópio trinocular acoplado a TV.

4- MÉTODOS

Acompanhamos a leitura das lâminas através do roteiro de aulas práticas sendo:



DIVISÃO ANGIOSPERMA

Classe Lilipsida (monocotiledôneas)



  • 05 B - Liliaceae - mitose - (FA/FG)


                               Allium cepa - Ponta da raiz - Corte longitudinal
                                      Nome popular: Cebola


Foto 1. Aumento de 40x
Obs.: Camera estava com zoom aumentado em 4x


  • 13 B - Iridaceae - raiz monocotiledônea - (H/F)

Iris germanica - raiz - Corte transversal
Nome popular : Íris, Íris-barbado, Flor-de-lis

                                                                  Foto 2Aumento de 40x
Obs.: Camera estava com zoom aumentado em 4x




  • 36 B - Orchidaceae - velame - (H/F)

Cattleya - raiz - Corte transversal
Nome popular: Orquídea


Foto 3. Aumento de 40x


Classe Magnolipsiada (eudicotiledôneas)

  • 10B - Vitaceae - raiz eudicotiledôneas - (H)

Cissus gongylodes - raiz - Corte transversal

Foto 4. Aumento de 40x


5- CONCLUSÃO

               Nesta aula conhecemos a anatômica da raiz de uma monocotiledônea e podemos diferenciar a epiderme constituída por uma camada de células vivas que reveste a raiz com crescimento primário. Conhecemos também a estrutura da raiz de uma eudicotiledônea  que possui epiderme, zona cortical e cilindro central, limitado pela endoderme. 
                 Desse  modo, alcançamos com satisfação os objetivos desta aula.

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BIOTEC LÂMINAS E MATERIAL DIDÁTICO. Manual de Microscopia aplicada a biologia. São Paulo: BIOTEC, [200- ?]. 14 p.

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R. Botânica: organografia - quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 4ª ed., Viçosa: UFV, 2003. p 96-107. 

Postado por Geisy Freitas.


25 comentários:

  1. A maioria das orquídeas apresenta um tecido esbranquiçado e esponjoso revestindo suas raízes. Denominado velame, este tecido é responsável pela rápida absorção de água e nutrientes, permitindo que muitas espécies de orquídeas vivam em locais praticamente desprovidos de solo .

    ResponderExcluir
  2. A raiz é o órgão da planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo .Quase sempre subterrâne

    ResponderExcluir
  3. as raízes se desenvolvem nos primeiros estágios do desenvolvimento do esporófito, quando ainda preso ao gametófito. Nas plantas com sementes, raízes têm origem no embrião. O precursor da raiz no embrião, a radícula, é o primeiro órgão a se desenvolver no ato da germinação da semente. Nas dicotiledôneas e Gimnospermas, esta raiz primordial desenvolve-se e torna-se a raiz principal, da qual a maior parte do sistema radicular é derivado. Leva o nome de axial. Já em monocotiledôneas, a radícula se degenera, e todas as raízes brotam a partir da base do caule, conhecidas neste caso como raízes adventícias, ou fasciculada.

    ResponderExcluir
  4. A raiz é um órgão muito importante para a planta, pois além de dar sustentação para a mesma, ela capta a água e os sais minerais, no solo responsável pelo seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale acrescentar também, que outra função muito importante da raiz,que é fazer a reserva de nutrientes como no caso dos tubérculos.

      Excluir
  5. Curiosidade sobre a raiz, vocês sabiam que o primeiro órgão que deve ter aparecido foi a raíz, que permitiu que os vegetais vivessem em locais em que a superfície fosse mais seca, por irem procurar abaixo do solo, à vezes em profundidades razoáveis, a água e os minerais necessários à vida.

    Com o tempo els se adaptaram para armazenar substâncias de reseva e mesmo exercer outras funções muito mais complexas, em alguns casos, até mesmo a reprodução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo esse link vocês vão encontrar mais informações sobre as raízes.http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/botanica/anatomia_vegetal/raiz/raiz.html

      Excluir
  6. A raiz é o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para a absorção de água e sais minerais em solução, podendo ainda desempenhar as funções de reserva de substâncias e de aeração em plantas aquáticasA raiz é caracterizada como um órgão cilíndrico, aclorofilado que se distigue do caule por não se apresentar dividida em nós e internós e por não formar folhas ou gemas.

    ResponderExcluir
  7. 05-B DIVISÃO CELULAR- PONTA DA RAÍZ DE CEBOLA
    Nas regiões meristemáticas as céluas passam por divérsos estágios até a divisão de uma célula em duas novas células. O corte da raíz de cebola, mostra mostra a divisão celuar e uma separação especial, poi se trata de uma preparação citológica.

    ResponderExcluir
  8. Nesta aula observamos as seguintes estruturas:

    Classe Lilipsida(monocotiledônea)
    -Meristema apical da raiz, com presença de coifa;
    -Estrias de Caspary cuja função é impedir o retorno da água;
    -Xilema, que é sempre formado por uma grossa parede celular devido a presença de lignina;

    Classe Magnoliopsida( eudicotiledôneas)
    -Presença de substâcias ergásticas;
    -Parênquima cortical.

    ResponderExcluir
  9. As raízes das orquídeas são cobertas por um tecido que atua como uma esponja. Este tecido se estende ao longo de toda a raiz e vai até a coifa e tem como função o aumento da superfície de absorção de águas e nutrientes.

    ResponderExcluir
  10. As raízes possuem também a função da realização da fotossíntese e a manutenção de uma relação simbiótica com uma Micorriza (fungo), a qual auxilia de forma direta a nutrição da planta. As raízes podem ser aéreas (epífitas), para melhorar a sua oxigenação, ou subterrâneas, no caso das terrestres e rupestres. As raízes aumentam de tamanho, através do crescimento de uma área que fica localizada nas suas extremidades (ponta da raiz). Esta extremidade é conhecida como meristema apical.

    ResponderExcluir
  11. As orquídeas não apresentam raízes primárias, que são raízes centrais principais de onde brotam outras raízes secundárias, mas apenas as raízes secundárias as quais brotam diretamente do caule e ocasionalmente de outras raízes.

    ResponderExcluir
  12. O crescimento e desenvolvimento das plantas estão relacionados com fatores internos principalmente com os hormônios vegetais (fitormônios) e fatores externos (luz, água, temperatura, etc).

    Fatores internos que influenciam o crescimento (Fitohormônios):

    Auxinas: Oriundas de meristemas de raízes e gomos, as auxinas atuam estimulando o crescimento celular, alongando raízes e caules das plantas e também atuam no desenvolvimento dos frutos. O ácido indolacético é a principal auxina encontrada nas plantas, conhecida pela sigla AIA e controla muitos processos metabólicos das plantas.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. As angiospermas são as plantas mais evoluídas e complexas que vivem atualmente na Terra. Estes vegetais produzem raízes, caules e folhas, órgãos da vida vegetativa. Na época da reprodução, produzem flores, frutos e sementes.
    As angiospermas compartilham uma série de características com as gimnospermas. Dentre elas, destacam-se a reprodução por flores (fanerógamas) e a produção de sementes (espermatófitas). A flor das angiospermas é bem diferente da flor das gimnospermas e caracteriza-se por ser mais aparente e com estrutura complexa. No entanto, a grande novidade evolutiva e exclusiva das angiospermas é a presença de um fruto envolvendo a semente.

    ResponderExcluir
  15. A maioria das orquídeas contem o velame que é um tecido esbranquiçado e esponjoso revestindo suas raízes. Este tecido é responsável pela rápida absorção de água e nutrientes, permitindo que muitas espécies de orquídeas vivam em locais praticamente desprovidos de solo.

    ResponderExcluir
  16. Nas pteridófitas (vegetais sem sementes) as raízes se desenvolvem ainda nos primeiros estágios do crescimento do esporófito. Já nas espermatófitas vegetais com sementes as raízes tem origem ainda no embrião.

    ResponderExcluir
  17. A função de uma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada.

    ResponderExcluir
  18. As raízes das monocotiledôneas raramente engrossam enquanto que as raízes das dicotiledôneas e das gimnospermas,depois de um certo tempo,formam meristemas secundários que vão fazer com que passem a aumentar de diâmetro durante toda a sua vida

    ResponderExcluir
  19. As estrutura primaria da raiz tem origem no meristema apical.

    ResponderExcluir
  20. A região mais periférica da raiz jovem diferenciam-se em epiderme.

    ResponderExcluir
  21. Nos vegetais sem sementes (as pteridófitas) as raízes se desenvolvem ainda nos primeiros estágios do crescimento do esporófito. Já nos vegetais com sementes (as espermatófitas) as raízes tem origem ainda no embrião. Neste último caso, a radícula é o primeiro órgão a se desenvolver no instante em que há a germinação da semente. Porém esta trilha caminhos diferentes quando trata-se de Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

    ResponderExcluir
  22. O termo *raiz adventícia* tem vários significados mas, geralmente, serve para indicar aquelas raízes que se originam nas partes aéreas das plantas, a partir de caules e de folhas, de caules subterrâneos ou dos “calus” em cultura de tecidos. O termo é também empregado para designar raízes originadas em regiões mais velhas das próprias raízes.

    ResponderExcluir
  23. Aula de anatomia da raiz com o Biólogo Dr Guilherme Araújo Lacerda(CRBIO 44480/04-D).
    O primeiro órgão que deve ter aparecido foi a raíz, que permitiu que os vegetais vivessem em locais em que a superfície fosse mais seca, por irem procurar abaixo do solo, à vezes em profundidades razoáveis, a água e os minerais necessários à vida.
    Com o tempo els se adaptaram para armazenar substâncias de reseva e mesmo exercer outras funções muito mais complexas, em alguns casos, até mesmo a reprodução.

    ResponderExcluir