domingo, 1 de dezembro de 2013

Prática 6. Laminário permanente - anatomia foliar

1- INTRODUÇÃO

A folha é o órgão da planta onde a elaboração dos alimentos orgânicos em presença da luz (fotossíntese), se processa com maior intensidade. A folha no sentido amplo da palavra é altamente variável em estrutura e função. As plantas de diferentes ambientes apresentam folhas com estruturas diversas. Uma folha composta possui as seguintes partes: O limbo, pecíolo, bainha e estípulas. O limbo é a principal sede da fotossíntese, sua ausência é excepcional. Por ter que se adaptar as condições variadas do ambiente onde as plantas se encontram , ele apresenta uma grande diversificação morfológica.

2- OBJETIVO

Reconhecer os diferentes tipos de estruturas foliares nos espécimes vegetais da coleção do laminário botânico permanente da instituição.

3- MATERIAL

01 Microscópio óptico;
07 Lâminas de cada caixa do laminário de botânica nºs 29 B; 39 B; 43 B; 12 B; 32 B; 38 B; e 46 B;
01 Microscópio trinocular acoplado a TV.

4- MÉTODOS

Acompanhamos a leitura das lâminas através do roteiro de aulas práticas e fotografamos as lâminas:


  • 29 B - Poaceae - Zea mays - folha - Corte paradérmico:

Foi possível identificar os estômatos na epiderme mocotiledônea vistos de frente e ficam em fileiras ao longo da folha.
Zea mays - objetiva de 10 x.
Zoon da câmera 1.6 x
Zea mays - objetiva de 40 x.

  • 39 B - Theaceae - Thea sinensis - folha - Corte transversal:
Foi possível identificar esclerênquima na nervura central, um feixe protegido por uma camada de células de paredes espessas, que envolve totalmente o feixe. Essas células são reforçadas por deposição de lignina constituem as células esclerenquimáticas.
Thea sinensis - objetiva de 10 x.
Zoon da câmera 1.6 x

  • 12 B - Poaceae - Stenotaphrum secundatum - folha - Corte transversal:

Observamos a ausência  de parênquima paliçádico que é característica das folhas monocotiledôneas.
Stenotaphrum secundatum - objetiva de 10 x.
Zoon da câmera 2.2 x

  •  32 B - Araceae -  Zantedeschia sp - folha - Corte transversal:
Identificamos câmaras aerenquimáticas formadas por uma ou duas fileiras de células que incluem cloroplastos. Na zona mediana do limbo localizam-se feixes  vasculares delicados que ficam relacionados com várias camadas.

Zantedechia sp. - objetiva de 10 x.
Zoon da câmera 1.6 x

  • 38 B - Apocynaceae - Nerium oleander - folha - Corte transversal:
Apresenta característica de uma planta adaptada a ambientes que possuem baixo suprimento de água. Na Nerium oleander (espirradeira) aparecem nas folhas, diversas cavidades  profundas que são chamadas de  criptas estomáticas.

Nerium oleander - objetiva de 10 x.
Zoon da câmera 1.6 x 

  • 46 B - Liliaceae - Yucca sp. - folha - Corte transversal:
Observamos vários feixes distribuídos irregularmente. Nos feixes existem reforços fibrosos em torno do floema e cutículas espessa nas duas epidermes.
Yucca sp. - objetiva de 10 x.
Zoon da câmera 1.6 x

5- CONCLUSÃO

Depois de acompanharmos todas as lâminas , foi possível identificar e perceber as variações de tipos de estruturas foliares nos espécimes vegetais do laminário botânico permanente da Instituição. Dessa forma alcançamos com satisfação o objetivo desta aula.


6-  REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS

BIOTEC LÂMINAS E MATERIAL DIDÁTICO. Manual de Microscopia aplicada a biologia. São Paulo: BIOTEC, [200- ?]. 14 p.

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R. Botânica: organografia - quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 4ª ed., Viçosa: UFV, 2003. p. 76-95


Postado por: Carol Mendes.

25 comentários:

  1. O Nerium oleander é um dos arbustos mais cultivados para o embelezamento público, a espirradeira pode ser observada em muitas avenidas e parques. Apresenta atualmente diversas variedades, com flores brancas, amarelas, rosas e vermelhas; dobradas ou simples. É uma planta muito rústica, ramificada e com folhas lanceoladas de coloração verde escura, com o verso mais claro.Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solo fértil.

    ResponderExcluir
  2. As plantas de diferentes ambientes apresentam folhas com estruturas diversas. Nós obeservamos os estômatos das celulas responsaveis pela troca gasosas da plantas vimos os esclerênquima de celulas mortas que dão sustentação aos tecidos .

    ResponderExcluir
  3. O Limbo desempenha importante função na anatomia da folha, sendo a principal sede da fotossíntese.
    além do Limbo existem outras estruturas como o estômato(responsável pelas trocas gasosas), Esclerênquima,Parênquima.

    ResponderExcluir
  4. A folha tem a função de produzir, através de suas células clorofiladas, alimento para a planta. Em relação a sua anatomia apresenta grandes variações de acordo com a necessidade adaptativa apresentada pela planta, mas comumente temos sua morfologia descrita assim:
    Limbo – seria a própria folha, uma expansão também conhecida como lâmina foliar.

    ResponderExcluir
  5. Na parte posterior ou embaixo da folha encontramos as nervuras. Essas nervuras são prolongamentos originados dos feixes do caule tendo em sua parte superior a condução da seiva bruta (xilema); e na parte inferior, a condução da seiva elaborada (floema).
    Nas monocotiledôneas a disposição das nervuras é paralela entre si, enquanto que nas angiospermas o padrão de disposição das nervuras é diferente com ramificações sucessivas, recebendo nome de reticulada ou peninérvea:

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. As folhas são apêndices caulinares presentes em quase todos os vegetais superiores com raras exceções como, por exemplo, algumas espécies de euforbiáceas e cactáceaeas. Nas cactáceas é comum a transformação das folhas em espinhos.Na maioria das vezes, as folhas evidenciam com clareza a sua especialização para a fotossíntese, com sua forma laminar, adaptada para a captação de luz. Além da fotossíntese, outras funções de grande importância para o vegetal têm lugar nas folhas, tais como: a transpiração, as trocas gasosas através dos estômatos, a condução e distribuição da seiva e até mesmo reserva de nutrientes e/ou água

      Excluir
  7. Na lâmina 39-B Esclerênquima, pode-se notar, na nervura central, um feixa protegido por uma camada de células de paredes espessas, que envolvem totamente o feixe. Estas células, que são reforçadas por deposição de lignina, constituem as células esclerenquimáticas.Ainda podemos notar, na região central ou no limbo, lgumas células bem diferentes de paredes lignificadas, dando a idéia de dedos ou braços, variando de tamanho e de forma.

    ResponderExcluir
  8. Os estômatos localizam- se nas criptas( espaço localizado ente a patê de dentro e aporte de fora da folha). A troca de gases entre a planta e o meio ocorre através dos estômatos da epiderme e de uma estrutura chamada lenticelas presentes no súber.
    As lenticelas são pequenas aberturas que facilitam o ingresso e a saída de gases nas raízes e caules suberificados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os estômatos abrem (há transpiração) quando no interior das células a concentração de solutos aumenta, entrando água por meiose.

      Excluir
    2. Os estômatos abrem (há transpiração) quando no interior das células a concentração de solutos aumenta, entrando água por meiose. seria por osmose
      Osmose é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico), através de uma membrana semipermeável. O processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra hipertônica, até que se atinja um equilíbrio.

      Excluir
  9. De acordo com as aulas assisitidas, chamam-se nervuras os espessamentos das folhas das plantas vasculares.
    Esses espessamentos possuem em seu interior conjuntos de vasos condutores da seiva e, sendo mais resistentes que o colênquima e muitas vezes ramificadas, servem ainda como uma espécie de esqueleto da folha. As nervuras variam em sua disposição nas folhas, fato que é utilizado como caráter taxonômico.

    ResponderExcluir
  10. Na lâmina 46B observamos a cutícula que é uma camada de cera que tem como função há impermeabilização da folha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal componenteda cutícula é a cutina, umpolímero feito de moléculas de ácidos graxos. Além de evitar a perda de água, ela protege a planta contra infecções e traumas mecânicos.

      Excluir
  11. A antera são sacos revestidos por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen, que o ovário é formado por uma ou mais folhas modificadas e que dentro do ovário há uma ou mais cavidades denominadas 'lóculos' que contem os óvulos em espera para serem fecundados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas plantas com flor, as anteras abrem quando estão maduras e libertam os grãos de pólem que têm que atingir o estigma de uma planta de mesma espécie para que a reprodução possa ocorrer.

      Excluir
  12. As folhas são apêndices caulinares presentes em quase todos os vegetais superiores com raras exceções como, por exemplo, algumas espécies de euforbiáceas e cactáceaeas. Nas cactáceas é comum a transformação das folhas em espinhos.

    ResponderExcluir
  13. A folha tem origem exógena no caule e se forma próximo do ápice caulinar. O primórdio foliar inicia-se como uma pequena protuberância a partir de repetidas divisões periclinais e anticlinais das células das camadas superfíciais do meristema caulinar, logo abaixo do promeristema

    ResponderExcluir
  14. A folha é o órgão que melhor reflete as adaptações estruturais adquiridas pelas plantas, que as tornam aptas para sobreviver nos diferentes tipos de ambientes. Essas adapatações foram acontecendo, durante a evolução do vegetal, impostas pelos diferentes habitats, conferindo aos vegetais maiores vantagem para crecerem nesses ambientes.

    ResponderExcluir
  15. Muitas plantas apresentam ainda na epiderme (não só das folhas, mas também do caule ou das flores) apêndices formados por tricomas, ou seja "cabelos" que podem ser uni- ou multicelulares e podem ter origem não apenas na epiderme, mas noutros tecidos da folha

    ResponderExcluir
  16. As folhas são órgãos das plantas especializados na captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese e respiração.

    ResponderExcluir
  17. Em relação a lamina 38B podemos citar a posição dos estômatos nas folhas, que geralmente, está relacionada às condições ambientais. Nas folhas flutuantes das plantas aquáticas, os estômatos são encontrados apenas na face superior da folha, enquanto que, nas plantas de ambientes xéricos (secos), os estômatos aparecem na face inferior da folha ou ainda, escondidos em criptas, numa tentativa de reduzir a perda de água em vapor, quando os estômatos se abrem.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A folha, como um órgão vegetal, é composto por diferentes tipos de células que determinam a formação dos diversos tipos de tecidos.
    Na parte posterior ou adaxial (embaixo ) da folha encontramos as nervuras, estruturas formadas por tecidos condutores que se encontram agrupados, podendo estar associados a tecidos de sustentação.

    ResponderExcluir