quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PRÁTICA 11. Anatomia da flor-estruturas florais



1. INTRODUÇÃO
      
   A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas ou fanerogâmicas. A função de uma flor é a de produzir sementes através das reprodução sexuada . Para as plantas, as sementes representam o embrião, que irá germinar quando entrar em contato com um substrato propicio; as sementes são o  principal  meio através do qual as espécies de angiospermas e gimnospermas se perpetuam e se propagam. Todas as espermatófitas possuem flores que produziram sementes, mas a organização interna da flor é muito diferente nos dois principais grupos de espermatófitas: gimnospermas e angiospermas. As gimnospermas podem possuir flores que se reúnem em estróbilos, ou a mesma flor típica de angiosperma é composta por quatro tipos de folhas modificadas, tanto estrutural como fisiologicamente, para produzir e proteger os gametas: sépalas, pétalas estames e carpelos . nas angiospermas, a flor dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contem as sementes.


2. OBJETIVO

        Reconhecer os diferentes tipos de estrururas florais no Hibiscus sp. e transpor este conhecimento para as demais angiospermas.

3. MATERIAL

01 Flor de Hibiscus sp.;
01 Pinça ou pincel;
01 Microscópio óptico;
01 Esteromicroscópio; 
01 Gota de água;
01 Lâmina de barbear;
01 Lâmina;
01 Lamínula;
01 Microscópio trinocular acoplado aTV.

4. MÉTODOS

1) Identificamos na flor de Hibiscus as anteras e com o auxilio da pinça ou pincel recolhemos alguns grãos de pólen;
2) Espalhamos cuidadosamente pela lâmina, gotejamos a água  e cubrimos com a lamínula;
3) Fotografamos com o auxilio de uma câmera ou celular;
4) Com a lâmina fizemos um corte longitudinal na base da flor realçando as estruturas internas da mesma;
5) Observamos estas mesmas estruturas no estereomicroscópio;
6) Nomeamos todas as estruturas anatômicas externas e internas nas fotografias.

Foto 1 - Flor de Hibiscus sp.

Foto 2 


Foto 3  - Antera
Foto 4 - Carpelo
Foto 5 - Grãos de Polém
Objetiva de 40x
Foto 6 - Corte Longitudinal



Foto 7 - Ovário


5. CONCLUSÃO

      Nesta aula verificamos através das varias estruturas analisadas é possível identificar diversas estruturas gerais das flores, podemos identificar a parte reprodutiva da planta, e com isso alcançamos com satisfação o objetivo dessa aula. 

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R. Botânica: organografia - quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. 4ª ed., Viçosa: UFV, 2003. p 96-107. 


Postado por André Pereira.

21 comentários:

  1. As anteras são órgãos onde é produzido o pólen, que contém os gametas masculinos, os carpelos fazem parte dos órgão femininos da flor, e é uma peça dotada de uma superfície viscosa receptora de pólen (estigma).No interior do ovário se encontra, a oosfera que ao ser fecundada pelo pólen, originará as sementes.

    ResponderExcluir
  2. Além de estéticamente bonita essa flor ai é utilizada com fins terapeuticos,como o chá de Hibisco é muito utilizado na medicina popular, por ser afrodisíaco e principalmente porque auxiliar nas dietas de emagrecimento.
    Att.: Dalton Rafael

    ResponderExcluir
  3. Os órgãos reprodutores de uma planta com flor são: os estames (órgãos masculinos) e os carpelos (órgãos femininos).
    Cada estame é constituído pelo filete e pela antera. É nas anteras que se formam os grãos de pólen que intervêm na reprodução. Cada carpelo é constituído pelo estigma, estilete e ovário. É no ovário que se formam os óvulos que intervêm na reprodução. Para se originar uma nova planta, os grãos de pólen têm de ser transportados da antera até ao estigma.

    ResponderExcluir
  4. A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas.A função da flor e de produzir sementes.

    ResponderExcluir
  5. A flor é constituída das seguintes partes:
    Constituição de uma flor completa

    Pedúnculo - é ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma
    Receptáculo - exctremidade do pedúnculo onde as peças da flor se fixam
    Sépalas - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja função é de proteção. As sépalas fecham botão floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se cálice
    Pétalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja função é proteger os órgãos reprodutores e atrair pássaros ou insetos, que irão transportar os grãos de pólem de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola.
    Estames - folhas modificadas que são os órgãos reprodutores masculinos do vegetal e cuja função é produzir os grãos de pólen. O conjunto dos estames é chamado de androceu
    Carpelos - órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos.O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo

    ResponderExcluir
  6. Nesta aula podemos concluir que é possível identificar cada estrutura florais e as informações que podem ser inferidas do estudo para o conhecimento das angiospermas e que o pólen fecunda a antera dando origem a semente, através da semente forma-se o fruto fazendo a função de uma flor que é produzir os mesmos através da reprodução sexuada. Dessa forma foi alcançado satisfatoriamente o objetivo da aula

    ResponderExcluir
  7. A flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são as Gimnospermas e as Angiospermas.

    ResponderExcluir
  8. o hibisco deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica com adubações periódicas para uma floração exuberante. Não tolera geadas. Suporta a salinidade e o sombreamento parcial.

    ResponderExcluir
  9. Poema das árvores
    As árvores crescem sós. E a sós florescem.
    Começam por ser nada. Pouco a pouco
    se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.
    Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,
    e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.
    Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,
    e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
    e os frutos dão sementes,
    e as sementes preparam novas árvores.
    E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas. […]
    Virtude vegetal viver a sós
    e entretanto dar flores.
    António Gedeão

    ResponderExcluir
  10. A formação e posterior transformação da flor em fruto e a formação e germinação da semente, até originar uma nova planta, são os passos centrais de um conjunto de fenómenosque se repete ciclicamente e constitui o ciclo de vida das plantas com flor.

    ResponderExcluir
  11. Essa foi a nossa aula mais bonita e atraente.Fechamos com chave de ouro. Vale lembrar que o Hibisco é encontrado também em outras cores como rosa, branco e o vermelho.

    ResponderExcluir
  12. O hibisco (Hibiscus sabdariffa L.) – também conhecido como hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo-azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola – é antiespasmódico, antiinflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ser usado para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes, resfriados, gastrite e afecções da pele.

    Suas folhas – ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos – quando estão jovens e tenras podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas, podem ser refogadas ou adicionadas a cozidos, sopas, feijão e arroz.

    As flores do hibisco são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando recebe água.

    O cálice vermelho, de sabor um pouco azedo, contém ácidos cítrico, hibístico, málico e tartárico, sendo usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e chá.

    Para fazer o suco de hibisco, basta pegar alguns cálices crus ou cozidos, liquidificar com água, coar e adoçar a gosto. Pode-se aproveitar os cálices triturados para fazer geléia ou doce.
    O chá, que é feito com o cálice seco à sombra, contém concentrações elevadas de polissacarídeos e flavonóides - protetores contra os radicais livres.
    Rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, o hibisco contém fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.

    O chá de hibisco ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete tipo 2.
    A ação diurética do hibisco, além de ajudar a normalizar a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.

    ResponderExcluir
  13. Nessa aula fomos ao "jardim" da faculdade e colhemos a nossa flor com o auxilio do Professor e Dr. Guilherme Araújo...

    ResponderExcluir
  14. Nesta aula vimos a antera que é a parte dilatada que fica na extremidade do filete. É aí que se encontram os grãos de pólen, onde se formam os gametas masculinos. Vimos também o carpelo que resulta numa peça dotada de uma superfície viscosa receptora de pólen, continuada por um filamento, que acabam no ovário onde estão os óvulos, responsáveis pela formação dos gametas femininos.

    ResponderExcluir
  15. A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas ou fanerogâmicas.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de contribuírem com a beleza da natureza,a existência das flores tem objetivo reprodutivo;contribuir com com a produção de sementes do vegetal.Desta forma novas plantas são capazes de surgir e crescer.E esta aula foi muito interessante, porque passamos a compreender o seu processo de reprodução e identificar suas partes funcionais.

    ResponderExcluir
  17. Classificação científica da Hibiscus SP.
    -Reino: Plantae
    -Divisao: Magnoliophyta
    -Ordem: Malvales
    -Familia:Malvaceae
    -Gênero:Hibiscus

    ResponderExcluir
  18. O cálice é o elemento mais valioso em termos de produção alimentar e a parte mais estudada do Hibiscus

    ResponderExcluir
  19. Segundo pesquisas, o hibisco apresenta várias propriedades medicinais, geralmente encontradas no cálice da flor. É utilizada em forma de chá uma vez que o sabor é suave e bem agradável. Apresenta ação antibacteriana, diurética, anti-inflamatória, adstringente, calmante e aliada a hábitos alimentares saudáveis emagrecedora.Também contribui para reduçao de inchaços e dores no estômago.

    ResponderExcluir
  20. As flores se originam de gemas ou botões florais localizados em posições diversas, geralmente nas extremidades dos ramos.
    A flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são as Gimnospermas e as Angiospermas.

    Tipos de flores em relação à posição do ovário:

    Hipógina - é a flor em que o ovário se coloca no receptáculo em um ponto que fica acima do plano em que as outras peças se fixam.
    Perígina - é a flor em que as demais peças se fixam em um plano que corta o ovário.
    Epígina - é a flor em que o ovário é envolvido pelo receptáculo ficando todo ele abaixo do plano em que as outras peças se fixam.

    ResponderExcluir
  21. Nessa aula aprendemos a anatomia das flores e sua complexidade,aprendemos a identificar suas estruturas com o Biólogo Dr Guilherme Araújo Lacerda(CRBIO 44480/04-D).A flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são as Gimnospermas e as Angiospermas. As flores se originam de gemas ou botões florais localizados em posições diversas, geralmente nas extremidades dos ramos. Constituição de uma flor completa
    Pedúnculo - é ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma
    Receptáculo - exctremidade do pedúnculo onde as peças da flor se fixam
    Sépalas - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja função é de proteção. As sépalas fecham botão floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se cálice
    Pétalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja função é proteger os órgãos reprodutores e atrair pássaros ou insetos, que irão transportar os grãos de pólem de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola.
    Estames - folhas modificadas que são os órgãos reprodutores masculinos do vegetal e cuja função é produzir os grãos de pólen. O conjunto dos estames é chamado de androceu
    Carpelos - órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos.O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo.

    Obs: o cálice, a corola, o androceu e o gineceu, que são os conjuntos formados por peças iguais, são denominados de verticilos florais.

    ResponderExcluir