terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aula Prática 3: Introdução ao trabalho de microscopia

Este trabalho trata do assunto sobre microscopia óptica como uma técnica para caracterização e inspeção de padrões em microscopia.
Apesar desta ser uma das mais antigas técnicas, o microscópio representa uma grande ajuda na verificação de microcircuitos, já que a visão humana tem suas limitações.
O estudo da natureza íntima dos vegetais, ou seja, de suas células, de seus tecidos, de seus órgãos, com referência à forma só é possível de ser executado com o auxílio do microscópio óptico. Conhecer o microscópio, a fim de poder usá-lo em sua plenitude, é tarefa indispensável  a todos que se dedicam ao conhecimento da área.

Objetivo:

Conhecer as estruturas do microscópio óptico e aplicar estes conhecimentos às necessidades da disciplina, pesquisa e extensão.

Material: 

Microscópio óptico
Lâmina;
Lamínula;
Água.;
Óleo de imersão;
Conta-gotas ou pipeta de Pasteur;
Material biológico: fio de cabelo.

Resultados:

A ampliação é dada pela multiplicação da ampliação da objetva pela ocular ( Ex.: logo a objetva amplia 4x e a ocular 10x, teremos a ampliação de 40x) é invertida, ampliada e virtual, em relação ao objeto. Ao aumentarmos a ampliação, podemos ver com mais detalhes.



Fio de Cabelo -  observada na objetiva de 04x.

Fio de cabelo - observado na objetiva  de 40x.

Fio de cabelo - observado na objetiva de 100x.
Obs.:  o Zoom da Câmera está em aumento de 2 x

Referêcias Bibliográficas: LACERDA, G. A. Coleção Ciências Práticas. Prática 01 - O microscópio de luz. Disponível em <guibiologia.blogspot.com> Acesso em 10 de mar de 2013.
OLIVEIRA, Fernando de; SAITO, Maria Lucia. Práticas de Morfologia Vegetal. Editora Atheneu: São, Paulo, 2000. p. 1-5. 
Postado por: Carol Mendes.

24 comentários:

  1. O microscópio óptico tem como função nos mostrar estruturas microscópicas, onde não podemos enxergar ao olho nu.

    ResponderExcluir
  2. Os objetivos desta aula foi o aprimoramento dos nossos conhecimentos em relação ao microscópio, quanto mais manusearmos o microscópio, mais íntimos dele ficaremos.

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que para se ter uma boa qualidade de imagem, depende do correto manuseio das lentes objetivas e oculares.

    ResponderExcluir
  4. Na objetiva de 100X foi utilizado o óleo de imersão, para se ter uma melhor resolução da imagem.

    ResponderExcluir
  5. levando em conta que as estruturas celulares que necessitamos estudar têm dimensões que,
    em regra, são invisíveis à vista desarmada. 1mm (milímetro) = 1 000 µm
    (micrômetro) = 1 000 000 nm (nanômetro) = 10 000 000 Å (Angstrom). O olho
    humano só consegue formar imagens de objetos com dimensões superiores
    a cerca de 0,2mm. Para observar objetos menores é necessário formar deles
    uma imagem ampliada. Os microscópios são os aparelhos utilizados para
    formar essas imagens

    ResponderExcluir
  6. A microscopia óptica utiliza a propriedade dos raios luminosos de se desviarem ao passar de um meio a outro. A luz, ao atravessar objetos finos e translúcidos, é dirigida por lentes, fornecendo uma imagem ampliada. No microscópio óptico, a luz proveniente dos objetos enxergados atravessa as lentes objetivas e oculares e chega ao olho do observador.

    ResponderExcluir
  7. A microscopia óptica permite o estudo da natureza íntima dos
    vegetais, ou seja, de suas células, tecidos e órgãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse pelo microscópio certamente perderíamos acontecimentos fantástico na natureza, como por exemplo o processo de fotossíntese realizado pelas plantas e até mesmo a divisão das espécies em cada reino, já que muitas tiveram sua classificação taxonômica mudada após vários estudos que só foram possíveis devido ao fato de a ciência ter acesso a microscópios cada vez mais precisos e sofisticados.

      Excluir
  8. O microscópio composto é constituído pela combinação de dois sistemas de lentes convergentes: um próximo do olho do observador, motivo pelo qual é chamado sistema de oculares, e que age como microscópio simples; outro, próximo do objeto denominado sistema de objetivas. Este é o verdadeiro microscópio, que estamos acostumados a ver em todos os laboratórios.Com os modelos simples é possível obter bons aumentos e realizar excelentes observações pois, salvo para estudos muito especializados, que requerem grandes aumentos, um microscópio comum nos será suficiente para passar horas muito agradáveis e nos permitirá observar qualquer classe de materias.

    ResponderExcluir
  9. Através do microscópio atingimos novas dimensões de nossas analises.O mesmo é uma ferramenta primordial,para nós enquanto acadêmicos e pesquisadores.

    ResponderExcluir
  10. O microscópio óptico nos permite estudar os microorganismos existentes como por exemplo bactérias, fungos e vírus, que são causadores de diversas doenças nos permitindo mais conhecimento sobre eles a fim de levantar soluções para os problemas causados. Através do estudo das células pelo microscópio foi possível desvendar inúmeros mistérios das células, e diagnosticar doenças. E com a tecnologia hoje super avançada, vão surgindo variados modelos, cada vez mais precisos para facilitar cada vez mais nossos estudos e avanços.

    ResponderExcluir
  11. Os microscópios mais antigos eram dotados de uma objetiva simples e, muitas vezes, sistemas de prismas eram usados para fornecer ao instrumento visão binocular. Ainda hoje esse tipo de microscópio é usado, mas seu emprego tem cedido terreno ao microscópio de dupla objetiva, dotado de visão binocular, inventado por Greenough em 1897. Tal aparelho é constituído de dois microscópios, um para cada olho do observador e montado de tal maneira que os raios luminosos que os atravessam se vão concentrar todos no foco comum aos dois sistemas ópticos. O microscópio de objetiva pode ser dotado de visão esterioscópia, para o que são empregados prismas especiais.

    ResponderExcluir
  12. Os primeiros microscópios eram simples e bastante limitados em relação à ampliação, esses eram compostos de única lente, os primeiros que se têm notícia foram construídos na primeira metade do século XVII, com o intuito de estudar insetos.

    Anton Van Leevwenhoek (1632-1723) produzia lentes com vidro moído, usava o microscópio para conhecer a anatomia de pequenos animais, ele criou um microscópio muito eficiente e com isso, praticamente elaborou o ramo da microbiologia.

    A utilização do microscópio colaborou com a teoria que afirmava que os organismos vivos podem gerar matéria inanimada, comprou que as larvas não emergiam de carne podre, descreveu os glóbulos vermelhos, além de ter demonstrado o deslocamento e a forma do espermatozóide humano.

    O microscópio é um instrumento que possui lentes especiais destinadas a ampliar a visualização de um determinado objeto de tamanho reduzido que dificilmente seria possível a observação a olho nu.

    ResponderExcluir
  13. A citologia é dependente de equipamentos que permitem toda visualização de células humanas,pois são tao pequenas que não podem ser observadas sem o auxilio de instrumentos ópticos de ampliação. O olho humano tem um limite de resolução de 0,2mm;abaixo desse valor não é possível enxergar os objetos sem o auxilio de instrumentos,como lupas e principalmente o microscópio.

    ResponderExcluir
  14. Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratórios de biologia de escolas e universidades são, na maioria, microscópios ópticos ou fotônicos, que utilizam luz. Eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e geralmente fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada através do objeto em observação, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Utiliza-se então um micrômetro e um macrômetro para focalizar o objeto fracionado na lâmina estudada e o charriot para efetuar a varredura, que é a visualização dos diferentes campos de uma lâmina.

    ResponderExcluir
  15. As diferentes técnicas utilizadas em microscopia dependem também das finalidades laboratoriais. Por exemplo, se as lâminas forem para fins educacionais, deve-se tentar montar uma lâmina permanente, no entanto, se a lâmina for preparada para testes laboratoriais na área de saúde, como contagem de células, tal técnica deve ser descartada, seguindo as normas de biossegurança necessárias.

    Há também os microscópios eletrônicos, que permitem o estudo mais detalhado da estrutura interna da célula, podendo proporcionar aumentos de 5 mil e 100 mil vezes.

    ResponderExcluir
  16. Com o microscópio óptico, conseguimos apliar, com uma série de lente,estruturas pequenas impossíveis de visualizar a olho nu. "lembrando que devemos ter o maximo de cuidado com o microscópio ele deve estar sempre com uma capa para evitar acúmulo de pó."

    ResponderExcluir
  17. Com a utilização do óleo de imersão conseguimos ver muito bem os fios de cabelo, microscopia é uma observação ao microscópio.

    ResponderExcluir
  18. com o microscopio é possivel ver o que com uma visão humana não conseguimos.. com o microscopio optico podemos ampliar com uma serie de lentes e ver detalhadamente estruturas interna das celulas..

    ResponderExcluir
  19. Microscópio Óptico
    Os raios luminosos provenientes de uma fonte qualquer,
    natural ou artificial, são projetados no objeto com ajuda de um espelho
    refletor móvel e de uma pequena lente, chamada condensador. Para ser
    ampliado, o objeto precisa ser posto a uma distância do instrumento
    pouco maior que a distância focal da objetiva. A ampliação obtida é
    função das distâncias focais dos dois sistemas de lentes e da distância
    que os separa.

    ResponderExcluir
  20. O microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. A imagem pode ser formada por meios ópticos, acústicos ou eletrônicos e recebida por reflexão, processamento eletrônico ou por uma combinação dos dois métodos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, metalurgia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.
    É através da microscopia que podemos analisar amostras, acompanhar o ciclo celular, averiguar patogenias, ver estruturas de dimensões ínfimas, como a célula e até átomos.

    ResponderExcluir
  21. O microscópio é instrumento de grande importancia para a pesquisa científica. abaixo alguns tipos de microscópio :
    *Microscópio Composto
    *Microscópio Eletrônico
    *Microscópio Óptico
    *Microscópio Digital
    *Microscópio Estéreo

    ResponderExcluir
  22. Nessa aula visualizamos um fio de cabelo, e aprendemos muito a importância do microscópio na farmacobotânica. O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Os microscópios dividem-se basicamente em duas categorias:
    • Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser:
    • Microscópio de campo claro
    • Microscópio de fundo escuro
    • Microscópio de contraste de fase
    • Microscópio de interferência
    • Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividem-se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.
    Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos).

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostaria de saber quem tirou as fotos e o contato se possível.

    Grata, Ananda Miguel.

    ResponderExcluir